domingo, 15 de janeiro de 2012

Olívia Alegri

Divulgação
Olívia Alegri A escritora e professora nasceu em Caçapava - SP, em 10 de agosto de 1909. Muito culta, era profunda conhecedora da cultura e história de sua cidade. Foi autora de mais de quarenta hinos de várias instituições sociais e educacionais  da cidade e outras localidades, entre eles, o hino oficial de Caçapava.
formada pela Escola Normal de Guaratinguetá - SP, teve desempenho brilhante como estudante. Em 1931, iniciou no magistério e atuou como educadora por mais de 43 anos. Olívia Alegri  destacou-se pela participação em vários momentos históricos, a exemplo da Revolução Constitucionalista, recebendo a medalha MMDC (Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo). Foi V
ice-Presidente da Comissão Municipal da Legião Brasileira de Assistência de Caçapava, ajudando na assistência às famílias dos militares que integravam a Força Expedicionária, na Campanha da Itália, durante a Segunda Guerra Mundial. 
Dentre as homenagens que recebeu, constam: medalhas, troféus, diplomas, prêmios, citações e destaques (Juca Resende em 1971). Em 2009, aconteceu o ano Olívia Alegri, dedicado aos estudos e homenagens à autora que, além de suas obras literárias,  contribuiu com todos os jornais e revistas de Caçapava e o jornal O Vale (antigo Valeparaibano). 
Quando aposentou-se, em 1965, foi eleita a Mestra do Ano. De espírito ativo, esteve sempre estudando e publicando obras que valorizam a história e a cultura de Caçapava.
Olívia Alegri faleceu em 1º de novembro de 1996, aos 87 anos de idade. 


Por Ela

Poetas Caçapavenses. Caçapava - SP, Vale do Paraíba/SC, 1975.
Marcos Importantes do Dia-a-Dia de Caassapaba à Cidade Simpatia. Caçapava - SP, s/editora, 1982.
Caçapava de São João. São José dos Campos - SP, Jac Editora, 1990.
Cartilha de Alfabetização para Crianças. S/l, s/editora, s/d.

Nenhum comentário: