sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Ruth Gama Capistrano



Divulgação
Ruth Gama Capistrano - Nasceu em Lorena – SP, no dia 23 de dezembro de 1938. A escritora, ainda criança, mudou-se para a cidade de Piquete - SP, onde estudou no Colégio da Fábrica Presidente Vargas. Segundo consta, em Piquete, compôs seus primeiros versos.  Em 1959, Ruth retorna para Lorena e conclui seus estudos no colégio Arnolfo de Azevedo.  Se formou em 'Línguas Neo Latinas', no Instituto Santa Teresa, em 1964. Foi professora de Língua Portuguesa em escolas de Lorena, Guaratinguetá e Mogi das Cruzes, aposentando-se em 1990.
Autora de três livros, em 1999, descobriu que tinha câncer de mama. Todo o processo de evolução da doença foi alimento para sua produção escrita. Faleceu em 28 de julho de 2005, deixando um livro inédito.   Segundo Nélson Pesciotta, Ruth Capistrano foi sua aluna e depois colega,chegou a assumir, na década de 1990, o cargo de Secretária Municipal da Cultura, em Lorena. Além de escritora talentosa, de alma sensível e forte, era uma exímia pintora. Uma pérola dentre o tesouro de talentos femininos neste Vale do Paraíba.

 
Por Ela

Meu Canto de Amor. 
Editora TECO. 1981.
Sonhos em Rimas. S/l, s/d.
Versos e Emoções. S/l, s/d.
Uma luta pela vida - Ainda não publicado.



3 comentários:

Anônimo disse...

Boa sorte na empreitada. Cultura é sempre muito bem-vinda! Livros na estante juntam poeira... Um abraço, Maria do Amparo

Anônimo disse...

Parabéns pelo novo blog, Sônia, querida...e vida longa às escritoras do vale do paraíba. beijos!
Por Ludmila, no Facebook.

Unknown disse...

Sônia, este blog é mais uma árvore frondosa sob a qual desejo me sentar... Parabéns!!