quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Eugênia Sereno




 Divulgação


Eugênia Sereno - A escritora nasceu em São Bento do Sapucaí-SP, em 13 de setembro de 1913.  Descendente de uma das famílias fundadoras da cidade, Benedicta Rezende, como foi batizada, formou-se professora e lecionou na zona rural sambentista, tendo profundo contato com a população e suas manifestações culturais e religiosas mais tradicionais. Em 1940, casou-se com o escritor Mario Graciotti (amigo de seu tio Plínio Salgado) e mudou-se definitivamente para São Paulo.
Sempre em contato com escritores e intelectuais, é descrita como uma mulher que era discreta e reservada. No casarão da Rua São Geraldo, em Perdizes, escreveu o romance O Pássaro da Escuridão, em que retrata  o complexo  cotidiano de uma cidade do interior, retratando a alma do Brasil,  a obra foi lapidada por 20 anos, publicada em 1965 e recebeu em 1966 o prêmio literário Jabuti como autora revelação. O livro teve ainda  quatro edições e em cada edição a autora fez alterações no texto, tornando a obra enigmática. Eugênia Sereno morreu em 03 de maio de 1981. em São Paulo - SP. Seu nome, devido a importância de sua obra, denomina o Prêmio Cultural do IEV - Instituto de Estudos Valeparaibanos, outorgado todos anos, reconhecendo autores que se dediquem a estudar cultura valeparaibana.



Por Ela


O Pássaro da Escuridão - Romance antigo de uma cidadezinha brasileira. Rio de Janeiro, Editora José Olympio, 1965.
O Pássaro da Escuridão - Romance antigo de uma cidadezinha brasileira. 2ª edição, Rio de Janeiro, Editora José Olympio, 1968.
O Pássaro da Escuridão - Romance antigo de uma cidadezinha brasileira. 3ª edição, Rio de Janeiro, Editora José Olympio em convênio com o Instituto Nacional do Livro - MEC, 1973.
O Pássaro da Escuridão - Romance antigo de uma cidadezinha brasileira. 4ª edição, São Paulo, Editora HUCITEC, 1978.
O Pássaro da Escuridão - Romance antigo de uma cidadezinha brasileira. 5ª edição (póstuma), Rio de Janeiro, Editora Nova Fronteira, 1981.


Algumas capas da obra de Eugênia Sereno


Sobre Ela


Sêda, Rita Elisa, Gabriel, Sônia. Eugênia Sereno: A Menina dos Vagalumes (resgate folclórico do Paraíba ao Sapucaí). São José dos Campos - SP: Editora ComDeus, 2010.


http://misteriosdovale.blogspot.com/2008/01/o-encontro-com-eugnia-sereno.html

- http://teatrofantasma.blogspot.com/2007/02/em-eugnia-sereno.html

- http://www.jornalolince.com.br/2011/arquivos/letras-eugenia-sereno-www.jornalolince.com.br-edicao037.pdf

http://misteriosdovale.blogspot.com/2010/09/jornal-de-cacapava-materia-sobre.html

http://www.ovale.com.br/cmlink/o-vale/viver/escritoras-revisitam-a-vida-e-obra-de-eugenia-sereno-1.30502

http://www.jornalolince.com.br/2010/jun/pages/letras-avida.php

http://www.valedoparaiba.com/terragente/estudos/est0012000-22.html

http://misteriosdovale.blogspot.com/2010/08/em-busca-de-eugenia-sereno.html

http://www.jornalsmantiqueira.com.br/jornal/noticias-descricao.php?id_noticia=383

2 comentários:

Barja disse...

Estou encantado com Eugênia Sereno. Uma escrita cheia de imagens... para leitura demorada, atenta... estou criando novos fotopoemas em parceria com a Eugênia - milagre da literatura, que faz a gente vencer distâncias e tempos...

Mistérios do Vale disse...

Paulo, hoje é aniversário de nascimento dela. Ano que vem, 2013, ela faria 100 anos!