Divulgação |
Eugênia Sereno - A escritora nasceu em São Bento do Sapucaí-SP, em 13 de setembro de 1913. Descendente de uma das famílias fundadoras da cidade, Benedicta Rezende, como foi batizada, formou-se professora e lecionou na zona rural sambentista, tendo profundo contato com a população e suas manifestações culturais e religiosas mais tradicionais. Em 1940, casou-se com o escritor Mario Graciotti (amigo de seu tio Plínio Salgado) e mudou-se definitivamente para São Paulo.
Sempre em contato com escritores e intelectuais, é descrita como uma mulher que era discreta e reservada. No casarão da Rua São Geraldo, em Perdizes, escreveu o romance O Pássaro da Escuridão, em que retrata o complexo cotidiano de uma cidade do interior, retratando a alma do Brasil, a obra foi lapidada por 20 anos, publicada em 1965 e recebeu em 1966 o prêmio literário Jabuti como autora revelação. O livro teve ainda quatro edições e em cada edição a autora fez alterações no texto, tornando a obra enigmática. Eugênia Sereno morreu em 03 de maio de 1981. em São Paulo - SP. Seu nome, devido a importância de sua obra, denomina o Prêmio Cultural do IEV - Instituto de Estudos Valeparaibanos, outorgado todos anos, reconhecendo autores que se dediquem a estudar cultura valeparaibana.
Por Ela
O Pássaro da Escuridão - Romance antigo de uma cidadezinha brasileira. Rio de Janeiro, Editora José Olympio, 1965.
O Pássaro da Escuridão - Romance antigo de uma cidadezinha brasileira. 2ª edição, Rio de Janeiro, Editora José Olympio, 1968.
O Pássaro da Escuridão - Romance antigo de uma cidadezinha brasileira. 3ª edição, Rio de Janeiro, Editora José Olympio em convênio com o Instituto Nacional do Livro - MEC, 1973.
O Pássaro da Escuridão - Romance antigo de uma cidadezinha brasileira. 4ª edição, São Paulo, Editora HUCITEC, 1978.
O Pássaro da Escuridão - Romance antigo de uma cidadezinha brasileira. 5ª edição (póstuma), Rio de Janeiro, Editora Nova Fronteira, 1981.
Algumas capas da obra de Eugênia Sereno |
Sobre Ela
Sêda, Rita Elisa, Gabriel, Sônia. Eugênia Sereno: A Menina dos Vagalumes (resgate folclórico do Paraíba ao Sapucaí). São José dos Campos - SP: Editora ComDeus, 2010.
- http://misteriosdovale.blogspot.com/2008/01/o-encontro-com-eugnia-sereno.html
- http://teatrofantasma.blogspot.com/2007/02/em-eugnia-sereno.html
- http://www.jornalolince.com.br/2011/arquivos/letras-eugenia-sereno-www.jornalolince.com.br-edicao037.pdf
- http://misteriosdovale.blogspot.com/2010/09/jornal-de-cacapava-materia-sobre.html
- http://www.ovale.com.br/cmlink/o-vale/viver/escritoras-revisitam-a-vida-e-obra-de-eugenia-sereno-1.30502
- http://www.jornalolince.com.br/2010/jun/pages/letras-avida.php
- http://www.valedoparaiba.com/terragente/estudos/est0012000-22.html
- http://misteriosdovale.blogspot.com/2010/08/em-busca-de-eugenia-sereno.html
- http://www.jornalsmantiqueira.com.br/jornal/noticias-descricao.php?id_noticia=383
2 comentários:
Estou encantado com Eugênia Sereno. Uma escrita cheia de imagens... para leitura demorada, atenta... estou criando novos fotopoemas em parceria com a Eugênia - milagre da literatura, que faz a gente vencer distâncias e tempos...
Paulo, hoje é aniversário de nascimento dela. Ano que vem, 2013, ela faria 100 anos!
Postar um comentário